A decoração industrial é um dos estilos que mais vem ganhando força nos últimos dias, se você está procurando dar uma diferenciada no seu lar.
Mas você sabe como usá-la para dar um ar completamente diferente a sua casa e fugir daquela decoração que parece completamente igual a todas as casas ou apartamentos?
Esse estilo conferirá à sua casa um ar completamente diferente misturando elementos que você nunca pensaria em utilizar como decoração.
Mas, que ao utilizar da maneira correta conseguem tornar o ambiente extremamente agradável aos olhos com uma decoração completamente única.
O que é a decoração industrial?
O que exatamente é a decoração industrial? Entender isso é muito importante antes de começar a utilizar esse estilo de decoração, ao ser fundamental captar o espírito da coisa.
Pois, não só com as decorações industriais, mas também em qualquer outro tipo, não tomar esse cuidado pode te levar a tornar sua decoração genérica.
Basicamente, a decoração industrial, se inspira em grandes galpões industriais, algo que de certa forma já está claro pelo nome desse estilo.
Mas, como esse objetivo está sendo buscado é a chave, para isso, este estilo utiliza cores, móveis com um design único e com a integração de ambientes.
5 passos para inserir a decoração industrial no seu lar
Normalmente, o mais indicado para alcançar o objetivo da melhor forma possível ao se tratar de um estilo decorativo, é recomendado construir a casa do zero já visando esse estilo.
Porém, isso além de caro é algo extremamente complicado, sendo assim, todos os passos apresentados a seguir serão voltados para quem já possui uma casa construída.
Tais dicas vão te permitir com algumas mudanças no ambiente trazer o aspecto industrial para o seu lar, então a maior dor de cabeça que você terá será quando muito rebocar uma parede.
Todos os outros passos podem ser realizados com poucas alterações no ambiente.
Móveis com estilo industrial
A primeira mudança no ambiente são os móveis, mas quais são os móveis mais indicados para uma decoração industrial? De maneira geral, algo minimalista.
Móveis industriais costumam ter o menor número de detalhes possíveis, servindo apenas um propósito simples e claro.
Além disso, esses móveis também mesclam tons de preto em barras de ferro e madeira com um tom de castanho bem escuro, normalmente brilhante.
Devido à simplicidade, estes móveis costumam ser consideravelmente baratos, além de serem vistos, como cadeiras, mesas de escritórios, móveis para sala de estar e muito mais.
Iluminação levemente fria
A iluminação desempenha um papel fundamental em qualquer estilo de decoração, então com a decoração industrial não ocorreria de maneira diferente.
Enquanto a maioria dos estilos decorativos procuram iluminações tão quentes quanto possível, transmitindo uma alegria no ambiente.
A decoração industrial é um estilo decorativo que utiliza principalmente a iluminação fria, que transmite uma certa calma e paz no ambiente.
Para isso, evite utilizar luzes muito fortes, além disso, também é muito importante que você posicione as luzes corretamente em cada cômodo.
Concreto puro em algumas paredes
Um dos principais pontos do estilo de decoração industrial são as cores, por isso, é muito importante que você evite utilizar cores brancas, ou qualquer outro tom suave.
O mais indicado é que você utilize cores como, por exemplo, o cinza, o preto ou tons de castanhos, contudo no caso das paredes.
É recomendado que você utilize paredes de concreto puro, para isso, é importante que você escolha se vai rebocar as paredes com concreto, ou refazer as paredes do zero.
Caso você prefira, você pode utilizar paredes de alvenaria pura, elas também te darão um ar industrial.
Combine o cinza, preto e tons de castanho
É importante tomar cuidado nas cores dos móveis, pisos e paredes, algo que funciona bastante é uma combinação de três cores.
São elas o cinza, preto e alguns tons de castanhos, quando ao castanho, você não precisa se prender a tons de castanho escuro.
Em alguns casos, como na coloração dos pisos, os tons de castanho-claro acabam harmonizando bastante com o ambiente de maneira geral.
Por isso, não deixe de imaginar como o ambiente ficará após tudo estar em seus devidos lugares, imaginando as diferentes cores combinadas.
Grandes espaços abertos nos cômodos
Por fim, temos o espaço interno, conforme mencionamos anteriormente, esse tipo de decoração tem como sua principal inspiração os grandes galpões.
E se existe algo que não falta nesse tipo de local é espaço interno disponível, por isso, é importante garantir que sua casa seja espaçosa.
Por isso, caso sua casa não seja tão espaçosa, será necessário compensar a falta de espaço interno de outras formas, como por exemplo usando móveis multifuncionais.
Mas e então, vai testar essa decor? Conta pra gente!