Quem gosta desses programas de decoração, ou é aficionado pelo mundo do design de interiores, mas está decorando com pouco espaço, costuma passar muito perrengue.
Pois, normalmente todas as dicas, artigos, vídeos e até mesmo cursos deixam de focar em quem tem menos espaço interno.
Isso leva muitos a desistirem de transformarem suas casas em locais aconchegantes, com isso, surge um grande problema, a perda de espaço interno.
Ou seja, o espaço que já era pouco se torna ainda menor, mas não se preocupe, pois resolveremos esse problema de uma vez por todas.
Dicas para quem está decorando com pouco espaço
Para te ajudar, separamos as principais dicas, que te auxiliarão na hora de ganhar espaço interno decorando com pouco espaço, para deixar de se sentir uma sardinha enlatada em um mini recipiente.
Pois, ter uma casa pequena ou um apartamento pouco espaçoso não significa que você precisará viver completamente apertado.
Pelo contrário, com organização e uma boa decoração você pode se sentir abraçado pelo seu lar de uma maneira boa, conforme te mostraremos a seguir.
Para montar uma decoração que te traga conforto mesmo em um espaço apertado, siga as dicas apresentadas a seguir.
Decorando com pouco espaço: Foque em algo mais minimalista
A primeira dica que temos para você é o tipo de decoração, se você gosta de pesquisar a respeito de como decorar sua casa, então você sabe como existem diversos tipos.
Algumas formas de decoração focam em algo mais histórico, outras formas mantêm o foco em algo mais regional.
Mas, a estrela deste artigo é a decoração minimalista, que tem em vista possuir no ambiente apenas móveis fundamentais e decorações mais básicas.
Desse modo, uma sensação de espaço amplo pode ser conquistada de uma maneira bem mais fácil, então, vale a pena ao menos experimentar.
Os principais companheiros de quem está decorando com pouco espaço
A segunda dica é aproveitar tanto quanto possível a ajuda dos principais companheiros de quem está decorando com pouco espaço, estamos falando dos móveis compactos.
Nem todo mundo precisa de uma mesa extremamente longa e robusta, para algumas pessoas menos é mais.
Por isso, é importante analisar a sua necessidade, e sempre que possível, optar por algo mais compacto, indo desde escrivaninhas para notebook até estantes.
Inicialmente pode parecer que o espaço de armazenamento te trará problemas, mas com o tempo você acaba se acostumando.
Use decoração e mobília retráteis
Além de móveis compactos, também é muito importante usar móveis e decorações retráteis, como luminárias dobráveis, mesas basculantes e muito mais.
Existem diversos tipos de mobílias e decorações completamente retráteis que só ocupam espaço enquanto estão sendo utilizadas.
Ou seja, ao invés de algo que ocupa espaço 100% do tempo, mesmo que você mal use, talvez seja mais inteligente e prático utilizar itens do tipo.
Desse modo, você pode transitar de maneira bem mais confortável pelo seu quarto, cozinha, ou qualquer outro móvel que esteja passando por uma decoração.
Utilize as cores ao seu favor
A próxima dica para quem está decorando com pouco espaço é utilizar as cores da melhor forma possível, é importante lembrar que as cores são suas amigas.
Em especial cores mais claras, como o branco, que trará uma sensação de amplitude imensa para o ambiente interno.
Por isso, tantas casas são completamente pintadas com o branco nas paredes, entretanto se você está procurando fugir do branco convencional.
Saiba que você pode recorrer a tons de azul, turquesa ou outras cores que proporcionam o mesmo tipo de sentimento com relação ao espaço interno.
Plantas compactas
Se você atualmente se encontra decorando com pouco espaço, é fundamental entender que plantas de pequeno porte são extremamente bem-vindas.
Plantas em geral, independente de estarmos falando de casas com menos ou com mais espaço interno, são bem-vindas por darem frescor e vida ao ambiente.
Tornando o local mais refrescante, perfumado e belo, e não é simplesmente por ter pouco espaço que você precisa renunciar a decorar com plantas.
Existem diversas plantas de pequeno porte que não exigem tantos cuidados, sendo indicadas até mesmo para criar em apartamentos.
Pequenos quadros
Mesmo que sua casa possua um espaço interno pequeno, o vazio das paredes ainda pode te incomodar, então consequentemente pode ser decorado.
Nem todo quadro colocado na parede precisa ser imenso, existem quadros de todos os tamanhos e de todos os preços, basta procurar com cuidado.
Pequenos e médios quadros que geralmente custam cerca de R$ 50,00 ou R$ 80,00 reais são mais que o suficiente para cômodos como salas e quartos.
Nesse caso, você pode deixar a criatividade fluir, pensando se vai colocar um único quadro, ou brincar com a variedade de quadro disponíveis.
De qualquer modo, é recomendado que você tenha ao menos um quadro em certos cômodos da sua casa, para não deixar a parede completamente vazia.
Pode confiar nesses conselhos, isso faz toda a diferença. Então mãos a obra e chega de viver apertado!