Na hora de decorar, os detalhes fazem toda a diferença, e até mesmo a maneira de dividir o ambiente pode ser uma boa oportunidade para decorar.

Talvez você esteja em dúvida a respeito de como isso ocorreria, afinal você provavelmente passa entre os cômodos sem nem mesmo reparar na divisória.

Contudo, isso provavelmente ocorre justamente por você não dar a devida atenção que essas divisórias merecem, as levando a ficarem esquecidas.

Mas, se você deseja dar um tcham na sua decoração, saiba que é primordial investir um pouco nas divisórias dos seus ambientes.

Para que servem as diferentes formas de dividir o ambiente?

Para te ajudarmos com o processo de explicar as divisórias como forma de decoração é muito importante que você primeiramente saiba para que servem tais divisórias.

Você já se perguntou por que existem paredes internas nas casas? Além de privacidade, também é por fins estéticos. 

A existência de paredes internas proporciona a capacidade de decorar cada cômodo de uma forma, utilizando as paredes como um meio de decoração.

Contudo, você precisa ir de um local para outro, por este motivo, existem divisórias de ambientes, que podem ser dos mais diversos tipos.

Como dividir o ambiente fugindo do convencional

Para dividir cômodos você pode usar as mais diversas técnicas, que vão influenciar diretamente na estética geral do ambiente em questão, mesmo que esse detalhe seja tão pequeno.

Porém, como exatamente você pode abordar novas formas de dividir o ambiente? Normalmente todos caem no convencional.

Ou seja, um portal retangular, normalmente em gesso ou alvenaria, em alguns casos a maior diferença entre as divisórias é um portal semi oval.

Mas, quando se trata de diversificar e decorar dividindo o ambiente, é possível ir bem além de portais retangulares ou portais semi ovais, conforme mostraremos a seguir.

Como dividir o ambiente: Estantes para livros e colecionáveis

Você gosta de ler? Se você gosta de ler, ou até mesmo se gosta de colecionáveis, então você tem uma enorme oportunidade de usar isso ao seu favor.

Utilizando estantes de plásticos completamente dobráveis, ou até mesmo estantes mais robustas em metal, as opções são quase infinitas.

Ao comprar a estante é importante considerar algumas coisas como, por exemplo, o tamanho da estante, é importante que não seja nem pequena e nem grande.

Pois, caso a estante seja muito pequena, você terá muito espaço livre, porém caso contrário, você precisará se espremer demais.

Como dividir o ambiente: Cortinas nas varandas

As cortinas também são formas muito criativas, além de serem extremamente baratas de separar cômodos, essa forma de dividir o ambiente é mais indicada para varandas ou quintais.

Pois, mesmo quando fechadas, ainda conferem uma boa circulação de ar para a casa, mas sem abdicar de uma boa ventilação.

Afinal, esse costuma ser um dos principais dilemas de quem mora em locais quentes, manter as portas fechadas e abafar o local, ou abrir mão da privacidade em prol de diminuir o calor.

Com as cortinas como forma de divisão de ambiente internos você elimina os dois problemas.

Portas para privacidade

Agora, temos as boas e velhas portas, que em alguns casos não são tão indicadas, como para separar a sua sala da cozinha, mas em outros casos são indispensáveis.

Como, por exemplo, para dividir uma sala de um quarto, ou um quarto de um banheiro, por uma razão bastante clara.

Em outras palavras, é indicado o uso de portas para quem está separando cômodos que exigem mais privacidade, sendo o caso dos quartos e banheiros.

Nessa divisão é possível brincar com os tamanhos, cores, modelos e materiais de cada porta, harmonizando com cores e estilo da casa.

Painel vazado

Os painéis seguem em uma linha bem similar ao objetivo das estantes para dividir o ambiente, ou seja, deixar uma certa vista do outro cômodo.

Ambos são utilizados como divisão por serem vazados, ou seja, para utilizar painéis como divisórias, basta montar um painel vazado.

Esses painéis podem ter diversos formatos e desenhos, como flores, círculos, espirais e muito mais, são normalmente construídos em gesso.

Pois, esse material é barato para comprar e bastante fácil de realizar os entalhes, facilitando a vida do profissional e salvando o bolso do cliente.

Bancadas dividindo a sala da cozinha

Por fim, temos uma simples bancada, essa divisória é a mais indicada para quem está montando uma cozinha americana, daquelas que não tem parede.

Apenas uma bancada que serve tanto para indicar onde acaba a sala e começa a cozinha, quanto para servir como mesa, portanto, é indicado mesclar essa divisória com cadeiras.

A principal vantagem dessas divisórias é a economia com material de construção e te poupar de precisar comprar uma mesa, pois ela cumpre tal tarefa.

Dessa forma você economiza em mais de um local, podendo investir um pouco mais nas divisórias dos demais cômodos da sua casa.

Aproveite todas as dicas e faça um bom proveito desse espaço bem dividido. Espero ter ajudado!