Quer deixar sua casa com o seu rosto? Aprenda a usar DIY na decoração. Você gosta da experiência de construir algo com as suas próprias mãos?

Talvez você não saiba, mas é provável que você seja apaixonado por DIY.

Essa sigla significa Do It Yourself, ou em tradução livre, “faça você mesmo”, o nome é bastante intuitivo, se trata de fazer algo com as suas próprias mãos.

Essa é uma boa maneira de economizar bastante, evitando comprar algo, que normalmente seria mais caro, ou contratando alguém para montar um móvel para você.

No processo, você também pode adquirir diversas habilidades que serão extremamente úteis para sua vida.

O que é um DIY na decoração?

Antes de te ensinarmos como utilizar essas habilidades como forma de decoração econômica, é muito importante conhecer um pouco mais a respeito desse tipo de prática.

Basicamente, os DIYs se trata de uma categoria de artesanato caseira, ou seja, não é necessário ser um profissional.

Ou ter uma série de ferramentas à sua disposição para conseguir construir algo com as suas próprias mãos, pelo contrário, com tais técnicas.

Você precisará de pouquíssimas coisas como, por exemplo, tesouras, cola, fita adesiva e alguns outros materiais que com certeza você tem consigo.

Dicas de DIY na decoração gastando pouco

O DIY pode ser empregado de diversas maneiras, indo desde uma renda extra, criando pequenos vasos, quadros ou outros tipos de produtos para vender.

Até a produção caseira de pequenas decorações para sua casa, proporcionando praticidade e beleza para os cômodos da sua casa.

Esse tipo de técnica depende muito de criatividade, principalmente por utilizar muitos materiais velhos que a princípio seriam jogados no lixo.

Porém, nem todo mundo possui tanta criatividade, por isso, separamos alguns dos principais DIYs para decorar economizando, mesmo sendo um iniciante.

DIY na decoração: Pequenos vasos para plantas

Talvez você não tenha sucatas de metal, ripas de madeira ou coisas do tipo em casa, entretanto aposto que você tem garrafas de vidro em sua casa.

Se você as possui, então falta pouco para que você possa criar belíssimos vasos para plantas na decoração, sejam elas reais ou plantas artificiais.

Existem diversas técnicas para criar esses vasos como, por exemplo, com fitas e cola quente coladas ao redor de pequenas garrafas de vidro.

Ou cortando as garrafas e as lixando para eliminar as rebarbas, você pode adaptar as técnicas conforme o que você possui a sua disposição.

Almofadas personalizadas

Agora, se você já está habituado a confeccionar DIY e está procurando desafios maiores, então talvez esteja na hora de criar almofadas personalizadas.

Existem duas principais formas de fazer isso, a primeira é a mais simples e barata, que seria apenas fazer capas para almofadas.

A segunda forma seria criar as almofadas e as suas capas, em ambos os casos os materiais necessários são similares, como tecido, agulhas e linha.

Caso você saiba bordar, você pode bordar nomes, desenhos ou qualquer coisa que venha a sua mente, dando um ar único a estas almofadas.

Espelho personalizado

Para muitas pessoas o DIY anterior é um desafio que vale a pena enfrentar, entretanto, para muitos não compensa gastar tanto tempo com uma decoração.

Se você se enquadra no segundo tipo de pessoa, então não se preocupe, pois em apenas 2 minutos e com cola você pode decorar seu quarto.

Em primeiro lugar você precisa de um espelho, em segundo lugar precisa ter em mãos fitas, pequenos acessórios ou plantas artificiais diversas.

Basta colar dispondo as decorações da maneira que você mais gostar, dessa forma, rapidamente um espelho velho fica como novo.

Gavetas como prateleiras

Sabe aquela escrivaninha velha que você está prestes a jogar fora? Antes de fazer isso, pedimos que você pense um pouco a respeito do fim desse móvel.

Pois, você pode salvar ao menos as gavetas, e a melhor parte, você precisará de uma única coisa para isso, basta ter consigo uma parafusadora.

Ao parafusar as gavetas na altura certa, você terá uma novíssima prateleira, porém é necessário lembrar de alguns detalhes, como a largura da madeira.

Por isso, busque utilizar prateleiras de madeira leve e não coloque tanto peso nessas prateleiras, para aumentar a durabilidade.

Escada antiga como porta casacos

Por fim, temos uma última forma de aproveitar algo que iria para o lixo, criando algo igualmente útil sem gastar tanto, se você tem uma escada quebrada.

Basta comprar um pouco de tinta, e alguns parafusos, pinte a escada com a cor que mais te chame a atenção, e parafuse a escada na parede.

Com ferramentas simples, um pouco de criatividade e um certo tempo do seu dia, até mesmo uma escada velha que iria para a lata de lixo pode se tornar algo belo.

E melhor ainda, algo que além de decorar o ambiente também possui uma utilidade prática, que te ajuda no decorrer do seu dia a dia, nesse caso, segurando peças de roupas.

Percebeu como existem mil e uma formas de economizar sem precisar terceirizar o serviço? É exatamente assim que o conceito DIY funciona. Até a próxima!