Você já deve ter escutado a frase: “A decoração é a alma da casa”. E, entre as escolhas para dar um toque especial ao lar, o estilo escandinavo têm ganhado corações.
Principalmente para quem gosta de acrescentar elementos que são ou remetem a madeira, que inclusive, trazem um toque especial de conforto ao ambiente.
Porém, para iniciar uma decoração assim é preciso entender tudo que envolve esse estilo para não errar na escolha das cores e dos móveis. Mas pode ficar tranquilo, estamos aqui para te auxiliar!
Aqui você receberá as melhores dicas, então continue lendo para entender tudo sobre o estilo escandinavo.
Use o estilo escandinavo para adicionar um toque de rusticidade a sua casa!
Ao procurar sobre decoração na internet, você vai se deparar com um número imenso de estilos como, por exemplo, o estilo minimalista, o estilo retrô e muito mais.
Um dos estilos mais belos que existem é o estilo escandinavo, mas você sabe como incorporá-lo no seu lar? É isso que te mostraremos hoje.
Com algumas pequenas mudanças, como a iluminação ou pequenas decorações podem dar um ar completamente diferente para os cômodos da sua casa.
Muitas pessoas acreditam que para decorar a casa com um estilo como este é necessário gastar uma fortuna, porém isso está bem longe de ser verdade.
O que é o estilo escandinavo?
Antes de te mostrarmos como acrescentar esse estilo decorativo na sua casa, é importante entender o seu fundamento, para não dar um tom genérico a sua casa.
Afinal, imaginamos que você esteja procurando uma forma de deixar sua casa tão parecida com esse estilo quanto possível.
Basicamente no estilo escandinavo o foco é a funcionalidade, simplicidade e minimalismo, ou seja, o principal pensamento desse tipo de estilo é que menos é mais.
Portanto, quanto menos coisas desnecessárias, e quanto mais livre o ambiente estiver, mais próximo desse estilo ele estará.
Como decorar sua casa utilizando o estilo escandinavo
Decorar uma casa com esse estilo é algo super simples, principalmente por ser um estilo focado na simplicidade e na funcionalidade do ambiente.
Então, não existem gastos desnecessários nesse estilo, tudo o que for incorporado aos cômodos com certeza possui uma utilidade bastante evidente, além de um custo acessível.
Então, você não só pode decorar com o estilo escandinavo gastando pouco, como também não precisará quebrar a cabeça inventando a roda.
Pelo contrário, essa é uma ótima forma de evitar gastar demais, pois esse estilo de decoração evita que você compre coisas que não precisa.
Principais cores do estilo escandinavo
A primeira coisa que você precisa dominar na hora de decorar com o estilo em questão são as cores, elas serão fundamentais tanto na cor das paredes quanto na cor dos móveis.
É importante lembrar de combinar ambas as cores, inclusive, não é obrigatório usar as mesmas cores nas paredes e nos móveis.
Porém, é recomendado que as paletas de cores harmonizem bem entre si, por isso, busque utilizar cores neutras, como tons de azul e branco, ou pastel.
Essas cores possuem uma vasta opção de móveis disponíveis em praticamente toda loja, nesse caso, você poupa tempo e dinheiro na hora de comprar a mobília.
Utilize os móveis adequados
Ainda no tocante aos móveis, é importante que você tome cuidados que vão além das cores utilizadas nas paredes e nos móveis em questão.
Também é de extrema importância que os móveis sejam úteis e possuem um design simples, pois o foco do estilo escandinavo é a utilidade e simplicidade.
Portanto, fuja de móveis super complicados, com decorações que chamam a atenção. Foque em algo mais simples e com um toque de minimalismo.
Mesas com gavetas e de cores únicas, prateleiras simples e outros móveis que cumprem sua função é exatamente o que você deve procurar.
Texturização
Um detalhe que muitas pessoas não se atentam na hora de utilizar o estilo escandinavo, mas que faz toda a diferença na hora de decorar é a textura.
Então, se você já aplicou todas as dicas apresentadas até o momento, porém não está completamente satisfeito, tenha cuidado com as texturas.
Esse tipo de estilo remete a tempos mais rústicos, por isso, vasos com um toque de rebarbas, ou elementos com texturas naturais são desejáveis.
As texturas são indicadas principalmente para quem gosta de adicionar plantas na decoração, lembrando que plantas também serão abordadas.
Use a iluminação ao seu favor
A iluminação desempenha um papel fundamental na hora de decorar, não só com o estilo escandinavo, mas também em outros tipos de decoração.
Ao utilizar esse estilo na hora de decorar, é importante utilizar tanto iluminações de teto quanto iluminações de chão, como luminárias.
Tais iluminações devem ser quentes e suaves, independentemente de serem iluminações de chão ou iluminação de teto, isso fará total diferença.
Por isso, não deixe de tomar cuidado na hora de comprar as lâmpadas, além disso, o design das iluminações de chão também possuem peso.
Plantas
Para finalizar, temos as plantas, que surgem para complementar o que falamos a respeito da texturização, e de quando vasos rústicos são desejáveis.
Plantas pequenas ou médias, em especial as que trazem um aroma de frescor e suavidade para o ambiente, devem ser incorporadas ao ambiente.
Os vasos devem estar preferencialmente suspensos, porém, isso não é nada obrigatório, caso você prefira, pode utilizar vasos de chão ou de mesa.
As plantas ficam a seu critério, porém o perfume é algo que deve seguir o padrão já mencionado de suavidade e frescor no ambiente.
Transformar a sua casa ou até mesmo o seu escritório no estilo escandinavo com certeza é uma das melhores escolhas a se fazer, inclusive, a sua busca por um ambiente confortável e agradável se encaixa perfeitamente nessa decoração.