Quando um filho nasce a primeira coisa que pensamos é no quarto infantil que montaremos, nesse momento, milhares de ideias surgem na mente.

Porém, no final só poderemos utilizar uma dessas ideias, o que costuma colocar os pais em uma situação bastante complicada, a de escolher qual rumo tomar.

Talvez um quarto de herói, desenho animado, ou até mesmo apenas utilizar cores, qual delas usar? Essa é apenas uma das muitas perguntas que surgem.

Mas, não se preocupe, pois hoje te acompanhamos na difícil jornada de montar o quarto infantil perfeito para os seus filhos.

É possível economizar na hora de montar um quarto infantil?

Um grande problema de pensar demais nos quartos são os custos, pois raramente o que pensamos entra em um acordo com o nosso orçamento.

Desse modo, ou abrimos mão do orçamento e contraímos uma dívida, ou montamos o quarto pela metade e não ficamos tão contentes com o resultado.

Entretanto, existem meios de economizar na hora de montar um quarto infantil e a melhor parte, você não precisará deixar de montar um quarto lindo para o seu filho.

Então, saiba que essa história de que é impossível montar um quarto para criança sem gastar muito é um completo mito.

Dicas para montar um quarto infantil gastando bem menos

Tudo bem, você já compreendeu que se trata de um mito, mas o que fazer para economizar na hora de montar o quarto dos seus filhos? É exatamente isso que responderemos a seguir.

Poderíamos dedicar um livro inteiro a te ajudar a montar um quarto completo a preço de banana.

Porém, com apenas cinco dicas simples você já terá uma boa base do que fazer e o que não fazer para conseguir economizar.

Pode ser que uma ou outra dica não se aplique ao seu caso, por isso, seremos bastante abrangentes.

Quarto infantil temático

Em primeiro lugar, temos os quartos infantis temáticos, eles são destinados a pais que possuem filhos já com uma certa idade.

Isso é importante, pois você montará o quarto baseado nos gostos da criança, ou seja, é importante conversar com seu filho para conhecer e entender o que ele prefere.

Esse tipo de quarto infantil é mais indicado para quem possui um bom orçamento disponível, pois normalmente quartos temáticos são mais caros.

Além disso, existe o risco de precisar modificar o quarto por completo dentro de três ou quatro anos, uma vez que os gostos tendem a mudar bastante.

Cores suaves

Mas, o que fazer caso você possua um filho recém-nascido? Nessa situação, utilizar cores suaves pode ser a sua salvação, inclusive sendo um bom meio de economizar.

Normalmente os móveis para crianças são confeccionados em cores suaves como, por exemplo, o azul bebê, que dispensa apresentações.

Portanto, a disponibilidade de móveis trabalhará ao seu favor para te ajudar a encontrar as melhores opções pelos preços que mais cabem no seu bolso.

Lembre-se de combinar as cores dos móveis com a cor das paredes e se possível com a cor do espaço interno da casa de uma maneira geral.

Veja as cores mais indicadas:

  • Rosa suave;
  • Cinza-claro;
  • Azul bebê;
  • Verde menta;
  • Amarelo pastel.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel fundamental não só em quarto infantil, mas também em quartos dos mais diversos tipos, como  para adolescentes ou até para adultos.

Claro que as necessidades são completamente diferentes, além disso, existem alguns cuidados que devem ser considerados.

Por exemplo, não é recomendado utilizar luzes fortes em quartos infantis, tanto no caso de recém nascidos quanto no caso de crianças pequenas.

Contudo, também não é viável a escuridão completa, pelos mais diversos motivos, então utilize luzes suaves e pequenas luminárias.

Móveis adaptados

Móveis adaptados e que cumpram bem a função de compor um quarto infantil são indispensáveis, não só para se adequar bem visualmente ao ambiente.

Mas também para que você possa ficar completamente despreocupado com relação a acidentes envolvendo os móveis.

Para isso, você deve comprar móveis sem quinas, que sejam firmes e resistentes que sem peças pequenas que podem ser engolidas por crianças pequenas.

Ou seja, as preocupações com os móveis vão muito além das cores e do preço dos mesmos, segurança também faz parte do planejamento.

Espaço livre para transitar

Finalizaremos com algo que será muito importante tanto para o seu filho estar seguro, quanto para auxiliar no desenvolvimento do mesmo.

Uma hora seu filho começará a dar os primeiros passos, nesse momento é importante que ele possua um bom espaço livre para transitar.

Um quarto infantil apertado é contra indicado pelo risco do seu filho esbarrar em quinas, ou pela possibilidade dele andar menos, tornando o desenvolvimento mais lento.

Além de uma linda decoração, opte por ser um pouco minimalista na hora de montar um quarto infantil para o seu filho, isso será valioso para o desenvolvimento dele. Até a próxima!