Não importa se estamos falando de alugar para outros ou permanecer morando na casa, um bom revestimento de parede externa faz um verdadeiro milagre.

Indiscutivelmente passamos mais tempo contemplando o lado de dentro de nossas casas que o lado de fora, mas isso não significa que você não deva dar uma atenção à área externa.

Se você planeja vender sua casa, alugar ou se apenas deseja manter sua casa com uma fachada chamativa, então a área externa é muito importante.

Pois, é o primeiro contato das pessoas com seu imóvel, ou seja, é praticamente o cartão de visita da sua casa para todos que se deparam com a mesma.

O que é o revestimento de parede externa?

Talvez você não esteja conseguindo imaginar algo ao ler o nome “revestimento de parede externa”, afinal nem todo mundo já teve contato com esses termos.

De uma maneira geral, o revestimento externo é uma forma de revitalizar as paredes do lado de fora da sua casa, ou de dar uma textura, cor ou estilo diferente para a sua casa.

Com esse tipo de revestimento, você pode pegar uma casa moderna e dar para ela um visual mais simples e retrô, com um revestimento de madeira.

Quando se trata de revestimento, você pode dar total liberdade para a sua mente pensar a respeito de como a sua casa dos sonhos seria pelo lado de fora.

Como o revestimento de parede externa pode valorizar sua casa?

Mas, será que um revestimento externo influencia tanto no valor final do seu imóvel? Para muitos isso é apenas um mito, entretanto influencia muito.

Pois, é necessário lembrar que ao comprar ou alugar uma casa, fatores como, por exemplo, a segurança do bairro, o quão localizada a casa é se tornam pouco perto da beleza.

As pessoas compram e alugam com os olhos. Ou seja, quanto mais bonita uma casa for, maior será seu valor, tanto durante uma venda quanto durante a locação.

Então, já que você não pode mudar questões como a localização da casa, você pode compensar tornando a fachada e a área interna mais bela.

Como utilizar o revestimento de parede externa e economizar ao mesmo tempo?

Para utilizar o revestimento de parede externa sem gastar muito, você precisará tomar uma série de decisões para baratear os custos da obra.

Escolhendo corretamente o revestimento você pode diminuir o custo da reforma em até 50%, a seguir te daremos algumas dicas a respeito do uso do revestimento.

Ao seguir essas dicas, você poderá economizar na hora de comprar o material, podendo gastar um pouco mais na mão de obra, afinal é necessário instalação.

Assim, a instalação do revestimento de parede externa será muito mais durável, te fazendo economizar nos custos no longo prazo, evitando manutenções tão cedo.

Conheça o clima do seu estado ou país

Em primeiro lugar, temos o clima do seu estado, não adianta colocar um revestimento apenas por achar bonito, e deixar de ter certeza que o revestimento realmente será durável.

Existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados na instalação do revestimento de parede externa.

Como, por exemplo, porcelana, madeira, cimento, pedras e muito mais, obviamente cada material tem seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Alguns materiais tornam a casa mais quente, por isso, não são indicados para estados mais quentes, outros não retém bem o calor, sendo contraindicados para o frio.

Procure os materiais mais acessíveis

Além de cada material conduzir o calor de forma diferente, ou ficar mais suscetível às intempéries do tempo, cada material possui um custo específico.

Ou seja, certos materiais são recomendados para quem está com o orçamento mais amplo e confortável e outros para orçamentos apertados.

A seleção de material é um dos critérios mais importantes, definindo se você economiza na compra de material e instalação ou se gastará uma fortuna.

Pois, também é importante considerar que conforme o material a técnica de instalação também muda, tornando tudo mais caro.

A seguir, separamos alguns dos melhores materiais para revestimento de parede externa:

  • Madeira;
  • Cimento;
  • Porcelana;
  • Concreto arquitetônico;
  • Revestimento 3D.

Opte por cores mais comuns

Por fim, temos as cores, importantes em dois sentidos, o primeiro sentido é o de encontrar a cor que melhor harmonize com seu bairro.

Pois, não adianta sua casa ser bela por si só, porém parecer completamente deslocada das casas vizinhas, a harmonia é fundamental para valorização.

O segundo motivo para as cores serem tão importantes é o preço dos materiais, revestimentos de cores vibrantes costumam ser bem mais caros.

Isso ocorre, pois raramente alguém escolhe esse tipo de cor, por isso, a produção é bem menor, aumentando a raridade de certas cores.

Enquanto, outras cores de revestimentos são mais requisitadas, aumentando a demanda e diminuindo consequentemente o custo por metro, o que no final das contas facilita a vida do cliente.

De qualquer forma, o que importa é revestir, então aproveite as dicas!