Normalmente, quando desejamos mudar algo em casa, uma das principais mudanças são nas cores que nos cercam, o que costuma sair bastante caro.
Entretanto, mudar as cores da sua casa utilizando a tinta de terra pode ser uma saída criativa para isso.
Existem diversos benefícios de optar pelas tintas de terra, sejam para o bolso ou para o planeta.
Normalmente, optamos por tintas mais comuns, que podemos encontrar em qualquer armazém, porém com isso você pode estar deixando o ouro passar despercebido. Venha saber mais!
O que é a tinta de terra?
Assim como o nome já diz, a tinta de terra é feita com vários tipos de terra com alguns outros materiais que mantém a durabilidade.
Além disso, costumam ser bastante fáceis de fazer em casa!
Contudo, existem alguns detalhes que devem ser considerados na fabricação, como o tipo de terra, cores utilizadas e a técnica para criar a tinta.
Nós também abordaremos tais detalhes, por isso, continue lendo esse artigo atentamente, para aprender a utilizar a tinta de terra.
Como criar e utilizar a tinta de terra?
Quanto à criação e utilização dessa tinta, você precisa apenas ter consigo as seguintes ferramentas e materiais:
- Argila, areia ou terra;
- Pigmentos naturais ou industrializados;
- Peneira;
- Água;
- Cabo ou madeira para misturar;
O passo a passo para criar sua tinta de terra está descrito abaixo:
- Utilize a peneira para remover os detritos da argila ou da areia;
- Em um recipiente misture a terra e os pigmentos;
- Adicione água gradualmente;
- Com o cabo misture bem até que a terra esteja completamente incorporada.
Dica extra: se você quiser garantir um pouco mais de duração na sua tinta tem duas opções: alguns optam por colocar cola branca, outros colocam tinta de parede branca (o que já encarece o processo).
Os principais motivos para optar pela tinta de terra?
Com a possibilidade de ir até o armazém mais próximo e comprar um latão de tinta já pronto para usar, vale mesmo a pena fazer sua própria tinta? Depende!
Talvez os motivos apresentados a seguir não sejam o suficiente para te convencer, mas existem razões que vão além do preço quando se trata das vantagens desse tipo de material.
Vale lembrar que além das vantagens evidentes, a tinta de terra também apresenta algumas desvantagens como, por exemplo, a sua durabilidade reduzida em relação às outras.
Portanto, coloque tanto as vantagens quanto às desvantagens na balança na hora de utilizar a tinta de terra, para evitar se decepcionar com o resultado.
Vamos ver os motivos para optar por ela?
Sustentabilidade
A primeira vantagem de utilizar a tinta de terra é a sustentabilidade, sendo esse um dos principais motivos para alguém pintar com ela.
Por isso, se você está procurando uma forma de contribuir para o meio ambiente, saiba que evitar o uso de tintas industrializadas é uma ótima forma.
Sabia que o processo de fabricação da tinta comum tende a ser extremamente agressivo ao meio ambiente?
Desde a fábrica até ao recolhimento de matéria-prima. Portanto, nessa situação, a tinta de terra é uma opção bem mais viável.
Economia
Além de ser mais econômica, a tinta em questão também é bastante econômica, sendo possível até mesmo criar essa tinta totalmente de graça.
Para isso você precisa já ter consigo uma peneira (não vale reutilizar depois na cozinha, viu?), tendo isso, toda a matéria-prima você pode encontrar na natureza e coletar sem dificuldades.
Portanto, se você não liga tanto para deixar de consumir certas coisas em prol do meio ambiente, porém se preocupa com o seu orçamento, as tintas de terra são suas melhores companheiras.
Imagina pintar sua casa sem gastar praticamente nada, parece um sonho, mas pode ser algo real!
Praticidade
Essas tintas também são muito práticas, pois preparar e utilizar a tinta é algo que leva alguns poucos minutos, além de poder, ser armazenada de qualquer modo.
Basta não guardar uma tinta comum bem tampada ou deixar em um local não adequado para acabar jogando dinheiro fora.
Então, uma tinta de terra que permita se preocupar apenas com a pintura das paredes da sua casa adicionará o toque de praticidade que você precisa.
Afinal, normalmente iniciantes costumam não tomar todos os cuidados que certos materiais como tintas convencionais exigem para durarem.
As belas cores
E por fim, temos as belas cores, ao utilizar as terras corretas para preparar sua tinta de terra você nem mesmo precisaria de algum pigmento.
Bastaria preparar a tinta e começar a utilizar, já que existem muitos tipos de terra que por si só possuem cores extremamente bonitas.
Se você tem uma vibe mais natural, e gosta de tons mais incomuns, fugindo das paredes brancas que você encontra em praticamente qualquer casa.
Os tons encontrados nas tintas de terra podem ser do seu agrado. Além de, claro, harmonizarem muito bem com o tipo de casa na moda.