Quando pensamos em uma cor para a decoração de uma casa dificilmente pensamos no marrom, normalmente pensamos em branco, cinza e até mesmo no preto.
Porém, tons de castanho podem ser uma das melhores cores para compor a paleta de cores da decoração da sua casa. Sabia que é possível usar essa cor de uma maneira fácil e dinâmica?
O que costuma afastar tanto as pessoas desses tons na hora de decorar é a falta de criatividade, pois normalmente pensamos em utilizar uma única cor.
Que por ser muito escura, não harmoniza bem com outras cores como branco, cinza ou tons de azul, entretanto a decoração com marrom não se restringe a um único tom, conforme você verá aqui.
O que significa o marrom na decoração?
Se tem algo que provavelmente você não conhece é o significado dos tons de terra na decoração.
De uma maneira geral, o marrom na decoração remete a proteção, conforto e também a uma simplicidade no ambiente, isso ocorre por uma razão muito simples, a madeira.
Existem poucas coisas na natureza que possuem a cor marrom, sendo elas a terra ou a madeira, sendo a segunda um dos principais materiais para construção e decoração.
Por isso, tons de castanho remetem a madeira, que por sua vez remete a chalés, cabanas e construções similares.
Formas de inserir o marrom na sua decoração
Construir uma casa toda em madeira obviamente seria algo muito complicado, então se você quer uma casa em tons de marrom, essa não será a forma de inserir essa cor na sua decoração.
Porém, será que existem outros modos de decorar com castanho? Pode apostar que existem.
E a melhor parte, muitas dessas formas são super baratas, te permitindo decorar com marrom sem precisar gastar muito para isso e sem quebrar a cabeça.
Não é necessário gastar uma fortuna para decorar com marrom e nem ser um especialista no assunto para não se decepcionar com o resultado.
Móveis de madeira
A primeira forma de decorar com esses tons são os móveis de madeira, pois o marrom remete especificamente à madeira, desse modo, se você não puder utilizar madeira na construção.
Basta utilizar móveis em madeira para trazer o mesmo resultado na sua decoração, entretanto é importante tomar alguns cuidados.
Muitos móveis em madeira não possuem tons de marrom que sejam do seu agrado, alguns devido à madeira utilizada que possui uma coloração branca.
Outros possuem cores diferentes devido à pintura, seja um marrom mais claro ou mais escuro é importante que ele predomine no móvel.
Papel de parede castanho
Você já conseguiu decorar sua casa com móveis predominantemente em madeira com tons de castanhos, independentemente de serem mais claros ou escuros.
Agora, está na hora de dar uma atenção para as suas paredes, para isso, temos aqui um truque para que você não gaste muito.
Normalmente tintas que não sejam brancas ou pretas custam bem mais caro, mas não precisa começar a cortar gastos para conseguir economizar.
Para isso, basta utilizar papel de parede castanho, seja ele texturizado ou liso, desse modo, a sua parede estará combinando com seus móveis por um preço bastante em conta.
Utilize tons de terra
Mas, isso não tornaria sua decoração monocromática? O risco existe, porém, pode ser contornado com uma certa facilidade, para isso você deve explorar os tons de terra.
Conforme mencionamos anteriormente, existem dois locais onde o marrom é encontrado de maneira ampla.
São elas a madeira e a terra, até então todas as dicas envolveram utilizar tons encontrados em móveis e papeis de parede voltados para a madeira.
Entretanto, cortinas, tapetes e até mesmo acessórios que explorem os mais diversos tons de terra podem ser uma saída para adicionar mais cores ao ambiente.
Harmonize com outras cores
Porém, mesmo utilizando tons de terra e diferentes tons de castanho, ainda assim é indicado que você utilize cores além do bom e velho marrom.
Como, por exemplo, o bege, essa cor harmoniza muito bem com uma vasta quantidade de tons de marrom, sendo possível encontrar móveis que mesclam o marrom e o bege.
Entretanto, não para no bege, pois também é possível harmonizar muito bem com tons de amarelo e até mesmo com o branco em alguns casos.
Por isso, não existe desculpa para não decorar sua casa gastando pouco e sem aquela impressão de cores únicas em todos os ambientes.
Revestimento utilizando tons de marrom
Por fim, temos mais uma jogada de mestre para quem está com o orçamento curto, mas deseja decorar utilizando o marrom como cor principal.
Você não precisa mudar os seus móveis, jogando os que você já possui fora e comprando móveis novos, isso seria extremamente caro.
Ao invés de se desfazer dos móveis, vá até uma papelaria e compre alguns rolos de adesivos marrons e castanhos, agora basta revestir os móveis.
E então, vai dar uma chance para essa cor?
Incluir o marrom em determinados ambientes é um caminho sem volta igualzinho quando se decide colocar plantas na decoração. O ambiente fica tão elegante e confortável que você nunca mais vai querer abrir mão dele.